Desabafos...



Quem não precisa de desabafar de vez em quando? Mesmo que seja apenas por um minuto, escrever no teclado é um mecanismo de defesa que nos liberta...
Desabafar, comentar, às vezes "cuscar"...sim, vamos a isso!



segunda-feira, 25 de junho de 2007

Avaliações


A miudagem já está de férias!

As escolas estão com os seus portões abertos para darem início às reuniões de Avaliação.
É uma azáfama de tarefas, papelada para preencher, níveis para cantar, as pautas, Registos de Avaliação, Biográficos, relatório disto, relatório daquilo, relatório de tudo e mais alguma coisa, actas, reuniões...
É a parte mais difícil de todo um ano lectivo: AVALIAR.
Avaliar um aluno não é fácil, muito pelo contrário.

avaliar, v. tr. determinar a valia ou o valor de; apreciar o merecimento de; reconhecer a grandeza, força ou intensidade de; orçar; computar...

É realmente um processo deveras complicado, longo, árduo, de exaustiva análise, que todos nós professores temos que enfrentar. Muitas pessoas (infelizmente) pensam que é só chegar às reuniões, fazer as continhas aos testes e "ora toma lá esta nota".
Qual será a percentagem de profissionais que ainda se rege por este método? (pergunto eu)

Testes?
Sim, são uma ajuda para termos uma melhor noção do conhecimento do aluno, mas a avaliação não passa só por aí - felizmente!!
Os alunos são avaliados desde o momento em que entram na minha sala de aula até ao momento da sua saída!
Comportamento, assiduidade, pontualidade, autonomia, aquisição e aplicação de conhecimentos, expressão e comunicação oral e escrita, realização de tarefas escolares - quer em casa, quer na sala de aula - participação activa, material, interesse, empenho, espírito crítico, cooperação no trabalho e testes.
Pois, é uma grelha enorme que me acompanha em todos os momentos de avaliação.

Já fui aluna (bons tempos!!!!!).
Como tal também sei o que é estar a ser avaliada.
Quantas vezes sabia a matéria toda, tinha tudo "na ponta da língua" e quando chegava ao teste...nada...ficava em branco...bloqueava...kaput...rien de rien...zero...
Sentia-me injustiçada por saber que alguns dos meus antigos professores me avaliavam apenas pelos meus resultados nos testes esquecendo todo o meu trabalho na sala de aula.
Sim, já fui aluna e ainda bem que me lembro disso!

Por esta razão, meus queridos alunos, façam o favor de demonstrar aqui à Srª. Professora que realmente merecem a avaliação mais justa, mais real.

....................

A minha Direcção de Turma já foi avaliada!!
Hoje, pelas 14 horas, o Conselho de Turma reuniu-se.
Não me posso pronunciar, uma vez que a pauta só será afixada no próximo dia 3 de Julho.
Até lá fica o suspense...

Sem comentários: