Desabafos...



Quem não precisa de desabafar de vez em quando? Mesmo que seja apenas por um minuto, escrever no teclado é um mecanismo de defesa que nos liberta...
Desabafar, comentar, às vezes "cuscar"...sim, vamos a isso!



terça-feira, 25 de setembro de 2007

Comunicar


Comunicar é estabelecer contacto com os outros e a linguagem é o suporte que permite estabelecer qualquer conjunto de relações.

Infelizmente, nos dias que actualmente por nós apressadamente passam, a comunicação escasseia, chegando quase a desaparecer.
O diálogo é constantemente anulado pela indiferença, as conversas entre amigos são substituídas pelas famosas sms, mms, mails...até nos blogs... (o que não deixa de ser comunicação, claro!)
Mas, se pelo menos uma boa percentagem da nossa população (docente e não docente) lutar pela boa comunicação (entenda-se: dialogar, falar, conversar, ouvir-escutar), certamente daqui a algum tempo os resultados serão muito mais satisfatórios.
Evidente que existem aqueles que simplesmente não gostam de comunicar, que se sentem constrangidos pelo acto de interacção.
Palavra puxa palavra.
Imagem puxa imagem.
Sim!
É nunca podemos esquecer que comunicar não significa apenas utilizar palavras.
Se observarmos atentamente os nossos alunos deparamos com um cenário tão evidente de diferentes tipos de linguagem (verbal e não verbal).
Gosto de observar, de "estudar" os meus alunos. E existem uns quantos que, sempre de lápis na mão, passam grande parte da aula a rabiscar, a desenhar, a criar imagens no caderno.
Isso é comunicar, sim, é!
Mas para além de observarmos esses actos, temos que obrigatoriamente identificar o tipo de imagem, de desenho, de rabiscos, porque esses alunos podem estar a comunicar connosco inconscientemente.
Através de um desenho, de uma pintura, de uma salganhada de sarrabiscos, é possível compreender e interpretar o estado de espírito do ser humano.
E, afinal de contas, os alunos comunicam com os professores...
Mas há professores que não têm capacidade para ver além dos olhos de uma criança, para decifrar a mensagem transmitida, inocentemente, pelo seu aluno.
E se começarmos a analisar e interpretar melhor as intenções comunicativas destes miúdos???
Tarefa fácil, asseguro-vos desde já!!
Mãos à obra, colegas, vale a pena!!!

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