Desabafos...



Quem não precisa de desabafar de vez em quando? Mesmo que seja apenas por um minuto, escrever no teclado é um mecanismo de defesa que nos liberta...
Desabafar, comentar, às vezes "cuscar"...sim, vamos a isso!



quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

O Regresso


O regresso às aulas...
... o regresso ao trabalhinho, o regresso a tanta coisa boa teve lugar hoje.

É sempre bom rever os alunos, os colegas, os amigos.
Pegar no giz novamente, escrever no quadro, abrir a lição, escrever o sumário.
Já desde o ano passado que não fazia isto.
Até parece que foi há bastante tempo.
Mas acreditem, o mês de Dezembro foi deveras trabalhoso e quando dei por mim já estava no final do 1º período escolar. As coisas aconteceram como que mecanicamente, sempre a "dar-lhe", e nem me apercebi do que à minha volta se passava.

O pior de tudo são as avaliações. Para além da papelada a preencher, há sempre as notas a ponderar, decidir através de um número a nota do aluno na pauta final.
3 turmas, 75 alunos, 3 níveis negativos a Língua Portuguesa. (muito bom!)

Há que valorizar todo o trabalho do aluno ao longo do período, todo o empenho, esforço, interesse demonstrado, toda a dedicação manifestada na aprendizagem da nossa língua. Não bastam as Fichas de Avaliação. E durante todas as aulas tenho que anotar todas as reacções, as atitudes de cada aluno (não é tarefa fácil), para no final ser o mais justa para com eles.

Valorizo muito o trabalho de aula de cada um, a sua autonomia (engraçado... e tenho colegas que dizem não saber avaliar a autonomia...)...

Mas Ano Novo, Vida Nova, como diz o ditado popular!

Agora é preciso encaminhar os "meus meninos" para a aprendizagem, motivá-los para a vontade de aprender, de saber o porquê das palavras, saber o valor do seu uso.
Sim, porque uma palavra tem um tremendo poder na nossa comunicação.
E tento sempre que os homens e mulheres de amanhã saibam pelo menos expressar-se com facilidade.
O novo ano trouxe também uma interdição: PROÍBIDO FUMAR na escola.

OK... certo... sem comentários...
Vai ser bonito, vai!
Ora bem, os nossos médicos, que fazem discursos muito bonitos, que participam em plenários, que divulgam todos os malefícios do tabaco, que apelam para a saúde, logo apelam para deixar de fumar... esses senhores (e senhoras, claro)... são fumadores, mas não podem alimentar o vício no seu local de trabalho. Mas é fácil encontrá-los à porta de urgências, dos hospitais a... fumar!!

E o resto da malta operária?? Para onde vai fumar?? Será que também é viável deslocar-se para a porta de entrada do seu posto de trabalho para se "abastecerem" de nicotina?
Eu concordo!
Apesar de ser prejudicial à saúde, eu concordo e digo NÃO à discriminação!
Mas isso já é outra história.

Bem, o meu primeiro dia de trabalho do ano de 2008 foi muito bom!
Espero que tenha sido igual ou melhor para todos vós!

Desejo um ano maravilhástico e nunca se esqueçam de sorrir!!!



Sem comentários: