Desabafos...



Quem não precisa de desabafar de vez em quando? Mesmo que seja apenas por um minuto, escrever no teclado é um mecanismo de defesa que nos liberta...
Desabafar, comentar, às vezes "cuscar"...sim, vamos a isso!



domingo, 30 de setembro de 2007

INSPIRAÇÃO PARA HOJE


Lars Gustafsson (Histórias de pessoas felizes)

Como manter-se jovem


1. Deite fora os números que não são essenciais.

Isto inclui a idade, o peso e a altura.
Deixe que os médicos se preocupem com isso.
Afinal, é para isso que lhes paga!
2. Mantenha só os amigos divertidos.
Os depressivos puxam para baixo.
(Lembre-se disto se for um desses depressivos!)
3. Aprenda sempre!
Aprenda mais sobre computadores, artes, jardinagem, o que quer que seja. Não deixe que o cérebro se torne preguiçoso.
"Uma mente preguiçosa é trabalho do diabo."
E o nome do diabo é Alzheimer!

4. Aprecie as mais pequenas coisas.


5. Ria muitas vezes, durante muito tempo e alto.

Ria até lhe faltar o ar.
E se tiver um amigo que o faça rir, passe muito e muito tempo com ele/ela!

6. Quando as lágrimas aparecerem aguente, sofra e ultrapasse.

A única pessoa que fica connosco toda a nossa vida somos nós próprios.
VIVA enquanto estiver vivo.

7. Rodeie-se das coisas que ama!

Quer seja a família, animais, plantas, hobbies, o que quer que seja.
O seu lar é o seu refugio.


8. Tome cuidado com a sua saúde!

Se é boa, mantenha-a.
Se é instável, melhore-a.
Se não a consegue melhorar, procure ajuda.


9. Não faça viagens de culpa.

Faça uma viagem ao centro comercial, até a um país diferente, mas NÃO para onde estiver a culpa.


10. Diga às pessoas que ama que as ama a cada oportunidade.




KISSES

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Lógica...é tão lógico

Resolvam esta questão e depois...bem, depois só mesmo por comentários.

Mas daqui a alguns dias ... a resposta surgirá


Dizem que foi uma das questões da Fuvest de 2001 (?) que provocou muita polémica.



Qual é o próximo número da sequência abaixo?
2, 10, 12, 16, 17, 18, 19,...



Vamos lá tentar adivinhar e depois ... comentar!!


Não custa nada!!

E por falar em...

Pois...pensavam o quê???



Só vou dar continuidade ao tema anterior: Comunicar.



Seleccionei umas fotos tiradas em Coimbra que comunicaram a 100% comigo.


Após as observar inúmeras vezes, continuo a apreciar cada milímetro de cor, de imagem, de escrita.


Apenas queria partilhar isto com todos vós.









And the winner is:

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Comunicar


Comunicar é estabelecer contacto com os outros e a linguagem é o suporte que permite estabelecer qualquer conjunto de relações.

Infelizmente, nos dias que actualmente por nós apressadamente passam, a comunicação escasseia, chegando quase a desaparecer.
O diálogo é constantemente anulado pela indiferença, as conversas entre amigos são substituídas pelas famosas sms, mms, mails...até nos blogs... (o que não deixa de ser comunicação, claro!)
Mas, se pelo menos uma boa percentagem da nossa população (docente e não docente) lutar pela boa comunicação (entenda-se: dialogar, falar, conversar, ouvir-escutar), certamente daqui a algum tempo os resultados serão muito mais satisfatórios.
Evidente que existem aqueles que simplesmente não gostam de comunicar, que se sentem constrangidos pelo acto de interacção.
Palavra puxa palavra.
Imagem puxa imagem.
Sim!
É nunca podemos esquecer que comunicar não significa apenas utilizar palavras.
Se observarmos atentamente os nossos alunos deparamos com um cenário tão evidente de diferentes tipos de linguagem (verbal e não verbal).
Gosto de observar, de "estudar" os meus alunos. E existem uns quantos que, sempre de lápis na mão, passam grande parte da aula a rabiscar, a desenhar, a criar imagens no caderno.
Isso é comunicar, sim, é!
Mas para além de observarmos esses actos, temos que obrigatoriamente identificar o tipo de imagem, de desenho, de rabiscos, porque esses alunos podem estar a comunicar connosco inconscientemente.
Através de um desenho, de uma pintura, de uma salganhada de sarrabiscos, é possível compreender e interpretar o estado de espírito do ser humano.
E, afinal de contas, os alunos comunicam com os professores...
Mas há professores que não têm capacidade para ver além dos olhos de uma criança, para decifrar a mensagem transmitida, inocentemente, pelo seu aluno.
E se começarmos a analisar e interpretar melhor as intenções comunicativas destes miúdos???
Tarefa fácil, asseguro-vos desde já!!
Mãos à obra, colegas, vale a pena!!!

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Explicação


Esvoaçam palavras...
Ecoam gritos...
Erguem-se olhares...
Movimentam-se gestos...
Derramam-se beijos...
Espalham-se afectos...
Escutam-se suspiros...
Fermentam paixões...
Lançam-se carícias...

E tudo porque a máquina que me faz viver
bate cada vez mais depressa
sempre que te aproximas;
Vibra intensamente
sempre que falas;
Estremece incessantemente
sempre que tocas;
Extasia-se ternamente
sempre que beijas.

De cada vez que respiro, sinto o ar que te envolve...
De cada vez que abro os meus olhos, vejo o que te rodeia...
De cada vez que ouço os ruídos existentes, escuto o que à tua volta murmura...

É que a razão que nos permite sobreviver
é exactamente aquela que nos completa.

E a razão que nos completa
é a que nos permite sobreviver.


Patrícia Cruz

domingo, 23 de setembro de 2007

Os profs. nunca têm razão...


Se é jovem, não tem experiência;
Se é velho, está ultrapassado.

Se não tem carro, é um coitado;
Se tem carro, chora de barriga cheia.

Se fala em voz alta, grita;
Se fala em tom normal, ninguém o ouve.

Se nunca falta às aulas, é parvo;
Se falta, é um "turista".

Se conversa com outros professores, está a dizer mal do Sistema;
Se não conversa, é um desligado.

Se dá a matéria toda, não tem dó dos alunos;
Se não dá , não prepara os alunos.

Se brinca com a turma, é palhaço;
Se não brinca, é um chato.

Se chama a atenção, é um autoritário;
Se não chama, não se sabe impor.

Se o teste é longo, não dá tempo nenhum;
Se o teste é curto, tira a oportunidade aos alunos bons.

Se escreve muito, não explica;
Se explica muito, o caderno não tem nada.

Se fala correctamente, ninguém entende patavina;
Se usa a linguagem do aluno, não tem vocabulário.

Se o aluno reprova, é perseguição;
Se o aluno passa, o professor facilitou.




É verdade, os profs. nunca têm razão...



Mas se você conseguiu ler tudo até aqui, agradeça-lhes a eles...



sábado, 22 de setembro de 2007

(Re)Início


Por muito estranho que pareça, eu ainda não consegui uns minutos livres para me dedicar à escrita.
E, se por algum acaso, esses minutos surgem de repente, são imediatamente aproveitados e remetidos para algo diferente.
Apesar de ter considerado estas férias longas, o que é certo é que desde que começaram os compromissos escolares, sinto-me novamente desejosa por férias.
Já não me recordo de um início de um ano lectivo assim, tão trabalhoso.
Lá está, são as cobras disfarçadas de pirilampos que nos querem tentar ofuscar com o seu brilho artificial.
Mas tudo bem.
(Esta eu tinha que escrever!!)

De cabeça bem erguida, lá tentamos acompanhar o ritmo de trabalho para o qual nos remetem. Não há dúvida que na verdade existem pessoas que o único objectivo de vida que possuem é comandar, ordenar, mandar, imperar.
Mas a queda do império existe.
Basta esperar pacientemente.

Tirando isso, o que mais me alegra é saber que tenho em mãos 74 alunos ávidos de aprendizagem (pelo menos é como gosto de imaginar).
Duas turmas de 5º ano e uma do 6º ano de escolaridade, preenchem o meu horário.
A disciplina de Língua Portuguesa é predominante, mas claro que também me contentei com Área de Projecto, Estudo Acompanhado, Formação Cívica, Direcção de Turma, Componente Lectiva e Tarefa de Escola.
É unicamente para estes 74 alunos que vou dirigir a minha atenção e dedicação durante este ano lectivo.

O resto?
É paisagem!!

Mas, estou com toda a capacidade, vivacidade, disponibilidade para enfrentar todas as cobritas-pirilampos que me rodeiam.

Venham elas/eles!!!
Cá vos espero!!!
Nota: A quem serviu a carapuça é favor de se dirigir à autora desta postagem >>> EU!!!

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Jantar Homenagem - Fernanda Leite


Escrever acerca desta grande senhora não é fácil.
É uma tarefa de grande responsabilidade!
Detentora de uma personalidade fantástica, de um profissionalismo invejável, a minha Fernandinha destacou-se durante estes sete anos que lecciono na mesma escola.
Aliás, destacou-se durante todos os anos de serviço!
Foi a minha primeira colega de trabalho nesta Escola, o meu braço direito quando precisei, aconselhou-me sempre que necessitei, teve sempre uma palavra amiga, de ânimo, de incitamento todas as vezes que a ela me dirigi.


Todos nós, professores, temos na Fernanda uma amiga insubstituível, que nos vai deixar saudades.
Onde ela está existe harmonia, paz e sossego, predomina a alegria!!
Que pena (para nós) a Reforma ter retirado a Fernanda.
Mas também sei que agora o tempo que ela terá será bem aproveitado, pois foram longos anos de dedicação à escola, aos alunos, aos colegas.
Repouso merecido, isso sim!!
O jantar foi divinal, onde estiveram presentes os seus amigos.


O seu discurso foi emotivo, causador de emoções, e muito aplaudido!
Fernanda, faça lá o favor de nos ir visitar amiúde, sim???
Até breve!

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Regresso...


Segunda-feira, 3 de Setembro, 2007

São 8h 25m da manhã.
O sol já vai bem alto, mas o sono ainda prevalece. Efeitos das férias, pois está claro!
Hoje inicia o ano lectivo de 2007/2008.
É o primeiro dia de um novo ano escolar para o qual me sinto inteiramente preparada.
Preparada para assistir e participar nestas primeiras reuniões: Geral, de Departamentos, de Conselho de Turma, preparar a Recepção ao Aluno, enfim, uma azáfama de tarefas imprescindíveis para um bom arranque de um ano recheado de trabalho... e trabalho... e mais trabalho...
Hoje tem lugar a primeira reunião, a primeira de muitas (acho eu). É a recepção do Professor!
Então, está na hora!
Vou sair, vou rever amigos, colegas e ouvir as palavras que o Presidente do Conselho Executivo tem para nos oferecer.
Até já!!!